17/01/2018

Setor de endemias da Secretaria de saúde mantém a população em constante alerta com campanhas educativas


Com a aproximação do período invernoso em nossa região, cresce a preocupação das autoridades da área da saúde com o aumento, principalmente no município de Parnaíba, dos casos de dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de endemias, vem promovendo campanhas junto à população, alertando-a dos riscos que o vetor Aedes Aegypti provoca se não forem tomadas as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.

Por outro lado, existe também um trabalho sendo realizado pelo Setor de Vigilância Ambiental, no sentido de conscientizar a todos os parnaibanos. Segundo o diretor da Vigilância Ambiental, Francisco Vitor Gomes Dourado, esse trabalho consiste em fazer com que todos adotem as seguintes medidas:

- Não deixe água acumulada em folhas secas, tampas, bandejas de ar-condicionado e geladeira;

- Fechem bem os sacos de lixo e deixe-os fora do alcance de animais;

- Mantenha garrafas com a boca virada para baixo e pneus devem ser acondicionados em locais cobertos;

- Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela.

Portanto, prevenir é melhor para evitar a dengue, a zika e a chikungunya, uma vez que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem cuidados no nosso quintal e de nossos vizinhos. Esses são alguns dos itens da campanha da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias e da Vigilância Ambiental. 

Supcom

Nenhum comentário: