21/06/2017

Dr. Hélio quer cadeiras de rodas em estabelecimentos comerciais


O deputado estadual Doutor Hélio (PR) apresentou projeto que pretende obrigar estabelecimentos públicos e privados a disponibilizarem cadeiras de rodas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta tramita na Assembleia Legislativa.

"Uma ação muito simples, que é a disponibilização de cadeiras de rodas, dá cidadania, dá garantia", defendeu o deputado, em entrevista ao Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde, nesta terça-feira (20). Ele citou exemplos de pessoas que não conseguem fazer compras em uma loja ou até visitar um ente querido no velório ou cemitério por falta de uma cadeira de rodas no local. 
O parlamentar acrescentou que estabelecimentos comerciais farão um investimento pequeno e já deveriam dispor do item. E acredita que as empresas que abraçarem a ideia "terão um olhar mais generoso por parte da população".
"Esses direitos efetivamente não são possibilitados para essa população tendo em vista que não há instrumentos que possam permitir você ter mais acessibilidade", acrescentou o deputado. 
A proposta de lei prevê punição para a empresa que descumprir a medida, se a mesma vier a ser aprovada. O estabelecimento corre o risco de ter a inscrição estadual cassada. Apesar disso, Dr. Hélio acredita que a população deve ser a principal cobradora dos seus direitos. 
Cidade Verde

Nenhum comentário: