28/04/2017

Prefeito Mão Santa participa de treinamento com Agentes Comunitários de Saúde


O prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa – Mão Santa, junto com o secretário de saúde, Valdir Aragão, reuniu-se com os agentes comunitários de saúde, nesta última quarta-feira (26), no auditório do SESI.

Os agentes comunitários de saúde lotaram as dependências do auditório do SESI, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, para participar de um treinamento sobre a campanha de imunização da gripe, realizada pela secretária de saúde. “Numa campanha de imunização a parte mais importante é a prevenção. Em saúde, nós devemos prevenir sempre e essas campanhas de imunizações realmente são uma maneira eficaz de se prevenir, não somente a gripe, mas também o tétano, a poliomielite e muitas outras doenças” destacou Aragão.

“O agente comunitário de saúde tem uma função primordial, pois ele é a ponte entre os doentes e as unidades básicas de saúde, ficando responsável por 750 a 1000 pessoas em sua área, levando orientação sobre saúde, sobre a sua prevenção e, principalmente, sobre o valor da vacinação, tirando assim o medo da população. Nunca devemos esquecer que determinadas doenças, como por exemplo, a gripe, pode levar a óbito no caso de crianças e pessoas idosas”, pontuou.

O prefeito Mão Santa foi ovacionado ao adentrar o auditório, pelos mais de 250 agentes comunitários de saúde que participaram do treinamento. Em seu discurso, Mão Santa enalteceu o trabalho dos agentes na prevenção básica da saúde da população. Mão Santa mais uma vez ressaltou que a saúde do município não é a saúde que ele esperava encontrar, mas que não medirá esforços para melhorar, e muito, esse setor fundamental para sua gestão. “Posso falar de coração que estou muito à vontade nesse momento, pois quando fui senador da república fui um dos entusiastas para a criação dessa nova classe de trabalhadores que são vocês, os agentes comunitários de saúde. Há muito tempo, muito tempo mesmo, antes de assumir, eu pedia por esse encontro. Eu estou procurando conhecer cada funcionário da prefeitura e posso afirmar que tem muita gente boa e tem outras que precisam de reuniões como essa para entender que servidor público é para servir à população. E isso vocês estão fazendo com muita capacidade”, frisou o prefeito Mão Santa.

Mão Santa fez questão de ouvir as reivindicações da categoria e solicitou ao secretário de saúde, Valdir Aragão, que aparelhasse cada um dos agentes comunitários de saúde com um aparelho de medição de pressão e de um estetoscópio, para que eles tivessem a oportunidade de auscultar o pulmão e o coração da população, tendo assim condições, não de diagnosticar uma doença séria, pois isso é função do médico, mas de ajudar na prevenção básica da saúde dos munícipes.

ASCOM - PMP

Nenhum comentário: