27/08/2016

Abertura do ArtTRON reúne estudantes e amantes da robótica no litoral do Piauí

Foi realizada na noite desta sexta-feira (26/08) no auditório do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a abertura do ArtTRON, evento voltado para a integração da tecnologia, arte e cultura.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a vice-reitora da Universidade Federal do Piauí, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa; o coordenador do Laboratório de Neurofísica – LANF da UFPI de Parnaíba, professor dr. Gildário Dias Lima; o conselheiro do Pólo Tecnológico de Parnaíba, empresário Raphael Prado Araújo; a empresária Neusa Camilla Gonçalves Diniz, da Escola OBJETIVO KID’S; e a representante da Secretaria de Educação de Parnaíba, Ana Cristina.

De acordo com o professor da UFPI Gildário Dias Lima, coordenador geral do ArtTRON, o evento objetiva a promoção de um modelo de educação e geração de habilidades sociais, desenvolvendo assim uma forma harmônica de aprender e a lidar com os resultados da tecnologia.

“No evento, além de uma programação artística cultural e palestras sobre tecnologia, também será realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2016 que este ano será aqui em Parnaíba. Esta será a primeira edição do evento e também a primeira vez que a etapa estadual da OBR ocorre fora da capital”, comemorou Gildário Lima, conselheiro fundador do polo tecnológico de Parnaíba, instalado no Dunnas Shopping.


OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Governo Federal, que se utiliza da temática da robótica, para estimular os estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico as carreiras científico-tecnológicas. É gerida e organizada, voluntariamente, por professores e pesquisadores da área de Robótica de renomadas Universidades Brasileiras que formam, atualmente, o Conselho Superior da OBR.

“A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já tem contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática”, afirmou a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa.
A vice-reitora da UFPI, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, parabenizou a organização do evento, os estudantes pela participação e aos pais pelo incentivo dado aos filhos. Ela destacou a evolução de Parnaíba no desenvolvimento de soluções voltadas para a tecnologia.

“Parnaíba mais uma vez sai na frente. Durante o ArtTRON teremos a oportunidade de conferir de perto a capacidade da Tecnologia da Informação na solução de problemas, que em alguns casos são considerados irreversíveis. A partir de agora, o Restaurante Universitário – R.U. daqui, por exemplo, disponibilizará através do LANF uma carteirinha para cada aluno visando evitar que pessoas estranhas venham a atrapalhar nas refeições. Uma espécie de ponto eletrônico”, destacou a Dra. Nadir Nogueira.

O sistema comentado pela vice-reitora será apresentado no ArtTRON em caráter experimental. A meta, segundo os desenvolvedores, é propiciar que o aluno possa comprar créditos e com isso realizar compras nos estabelecimentos internos do campus. Além disso, há a expectativa para que a mesma carteira seja utilizada futuramente para o transporte coletivo de Parnaíba.

A abertura ainda contou com a palestra intitulada “Divulgação Científica e o Física em Cenas”, proferida pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Vitor de Oliveira Moraes Lara. A programação do ArtTRON segue durante todo o sábado (27/08) e domingo (28).


ARTE

Paralelo ao ArtTRON, estão sendo realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokemon e Braga Tepi e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba. As expografias mergulham na temática do ARTTRON, tocando no que diz respeito as relações da arte e da Tecnologia como conteúdo potente de investigação, produção e conflito. 

Toda a parte artística do evento está sendo coordenada pela professora de artes Marina Medeiros, do campus de Cocal da Estação do Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: