04/05/2016

Comissão de Saúde realiza audiência para debater saúde do homem e combate ao câncer de próstata


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí promoverá, na próxima quinta-feira (5), a partir das 9h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o debate em relação às ações preventivas de saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. O encontro busca discutir medidas de prevenção a serem adotadas no Piauí, tendo em vista a ocorrência de um grande número de casos da doença no Estado e o grande preconceito existente em torno aos cuidados necessários do homem com sua saúde.

De acordo com o presidente da Comissão, deputado estadual Dr. Hélio (PR), ainda existe um tabu muito grande em relação aos cuidados com a saúde do homem, contribuindo para o aumento dos índices da doença em todo o país. "A partir dos 45 anos é necessários que o homem faça exames regulares, pois a doença pode ser vencida quando é descoberta em estágio inicial. É questão de saúde pública e por isso mesmo vamos solicitar a intensificação de medidas preventivas por parte dos órgãos competentes", afirma. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata para 2016. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. 

Estarão presentes na audiência representantes da Sociedade Brasileira de Urologia, Secretaria Estadual da Saúde, Universidade Estadual do Piauí, entre outras instituições ligadas à temática.

Thamirys Viana

Nenhum comentário: