28/05/2015

“Matopiba trará desenvolvimento sustentável”, elogia senadora Regina Sousa

Imagem Ascom

A senadora Regina Sousa (PT-PI) elogiou nesta quinta-feira (28/05), durante discurso no Plenário do Senado, a criação da Agência de Desenvolvimento do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o Matopiba. O decreto de criação foi assinado pela presidenta Dilma Roussef no início de maio e o lançamento do plano de desenvolvimento da região foi feito pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em Teresina, junto com o governador Wellington Dias.

A região da Matopiba abrange 33% do estado do Maranhão, 38% do Tocantins, 11% do Piauí e 18% da Bahia. A área é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para o país na safra 2014/2015.

Regina Sousa destacou que o Matopiba engloba uma área capaz de produzir 19,5 milhões de toneladas de grãos. “É considerada a mais nova fronteira agrícola do país, integrando 31 microrregiões e 337 municípios”, disse ela.

Para a senadora, essa é uma região estratégica para o governo federal, que pretende apoiar o crescimento sustentável dos produtores locais com investimento em tecnologia, assistência técnica, infra-estrutura e equipamentos.

“A nova agência de desenvolvimento irá promover a inovação, a pesquisa e levará a assistência técnica, sobretudo aos pequenos e médios agricultores, que são quem de fato produzem os alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias. Fortalecer o desenvolvimento sustentável da agricultura, trará mudanças positivas nos pequenos e médios municípios, na vida das pessoas, na fixação do homem no campo, na valorização da vida rural”, afirmou Regina Sousa.

A senadora piauiense destacou ainda que o Matopiba será a única região agrícola brasileira acompanhada e monitorada desde o início pelo governo federal, o que trará mais respeito ao meio ambiente e aos povos e comunidades tradicionais. “É possível aumentar a produção da região sem abrir novas frentes de desmatamento, apenas recuperando para a agricultura e para a pecuária as áreas que hoje se encontram degradadas”.

Assessoria de comunicação da senadora Regina Sousa

Nenhum comentário: