04/05/2015

Litoral piauiense é berçário natural de tartarugas-marinhas

Divulgação
No último dia 29 o projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental registrou a desova de uma Chelonia mydas, espécie conhecida popularmente como tartaruga-verde ou aruanã. Geralmente esta espécie confecciona ninhos em ilhas oceânicas.

Os trabalhos realizados pelo projeto Biomade de manejo e conservação com tartarugas marinhas demonstraram que anualmente três espécies frequentam nossas praias para realizar o comportamento reprodutivo, a tartaruga-oliva e as duas criticamente ameaçadas de extinção, a tartaruga-de-couro e a tartaruga-de-pente.

Em algumas temporadas foi registrado pelo projeto Biomade desovas esporádicas da tartaruga-cabeçuda e tartaruga-verde tornando a região da APA do Delta uma área muito importante para garantir a manutenção e sobrevivência da espécie. Em 2014 o projeto Biomade deu início a marcação das fêmeas com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre a população das tartarugas marinhas que frequentam a região para realizar o comportamento reprodutivo.

“Com o processo de marcação das fêmeas será possível compreender melhor o tamanho das populações e o período de retorno destas fêmeas para realizar novas desovas. Werlanne Magalhães, coordenadora do projeto.


Coordenação de Comunicação
Projeto Biomade

Nenhum comentário: