29/03/2015

Palestras e cursos práticos movimentam o terceiro dia do Congresso Médico do Piauí

 FOTOS – NILSON LINHARES

Com 24 palestras e quatro cursos práticos, o terceiro dia do XIII Congresso Médico do Piauí seguiu durante até o final da tarde deste sábado (28), no Espaço Coco Bambu, em Teresina. Temas variados cercaram os trabalhos nas salas e nos estandes. Às 8 horas, o evento teve inicio com apresentação de temas orais e em seguida as palestras com profissionais médicos do Piauí e de outros estados.
Uma das palestra foi “Avaliação clínica diagnóstica do sangramento na segunda metade da gravidez”, pelo Dr. José de Arimatéia dos Santos Júnior. Questões como avaliação de bem estar fetal e materno, reanimação do feto, decisão sobre a escolha de uma cesárea de urgência, as complicações e os diagnósticos foram abordados pelo ministrante. Em tempos de polêmicas e discussões sobre o direito da mulher de abortar ou não, o qual já tem proposta de lei no Congresso Nacional, a medicina vem debatendo o outro lado da questão, o de salvar a vida da mulher, como no tema “Abortamento: Classificação e conduta”, ministrado pelo Dr. José de Araújo Brito.  Outro tema do congresso foi “Câncer de próstata: Abordagem diagnóstica e terapêutica”, ministrado pelo urologista piauiense Giuliano Amorim Aita.

Na palestra do cirurgião geral Elcias Baldoíno Vilarinho, o tema abordado foi “Abdome Agudo – uma abordagem diagnóstica”, o qual ele abordou as vivências dos médicos dessa área, a rotina dessa especialidade para lidar com os pacientes que possuem essa síndrome clínica. O abdome agudo se manifesta, muitas vezes, com dores abdominais súbitas e intensas que, geralmente, leva à cirurgia. Durante a palestra os congressistas puderam perceber as diferenças fundamentais para diagnosticar casos de apendicite, colestite e pancreatite aguda.

Neste sábado, a programação contou com 12 palestras ministradas na parte da manhã e mais 12 à tarde, além dos cursos práticos, que são: Sutura e Abordagem Neurológicas, ambos divididos em duas partes (manhã e tarde) e todos com salas lotadas. Muitos congressistas ainda esperaram vaga para algum curso, mas as turmas foram todas preenchidas. O XIII Congresso Médico do Piauí tem realização da Associação Piauiense de Medicina – Aspimed e Sociedade dos Acadêmicos de Medicina do Piauí – SAMPI. Apoio: CRM-PI, Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi, Fundação Municipal de Saúde, Federação Nacional dos Médicos, Sindicato dos Médicos do Piauí – Simepi e Unimed.

Fonte: Angela Bispo

Nenhum comentário: