31/03/2015

Direitos Humanos são tema de seminário nacional em Brasília

Divulgação
Acontece em Brasília até esta terça-feira, 31, o Seminário “Direitos humanos no Brasil – a promessa é a certeza de que a luta precisa continuar”, na sede da Cáritas Brasileira, uma organização do Projeto de Monitoramento dos Direitos Humanos, coordenado pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, Parceiros de Misereor no Brasil e pelo Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Europeias e Parceiros Brasileiros (PAD).

Na manhã desta terça, o evento teve a participação de  representantes de órgãos públicos e do governo, tais como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR; Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC; Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR; Secretaria Geral da Presidência – SGP; Casa Civil; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; além das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado Federal. A senadora Regina Sousa (PT-PI) representou a Comissão do Senado.

O seminário tem como objetivo atualizar o debate sobre a realidade brasileira identificando os principais problemas e desafios acerca do tema no Brasil; fortalecer os canais de diálogos e incidência política com órgãos governamentais e instituições públicas responsáveis; e definir linhas e estratégias para uma agenda comum, envolvendo os parceiros no escopo de atuação do monitoramento e da implementação dos Direitos Humanos no Brasil.

O Projeto de Monitoramento de Direitos Humanos é uma iniciativa organizada há 14 anos. “Fico feliz em encontrar aqui uma proposta de agenda comum. Temos muitos movimentos discutindo os direitos humanos, mas eles discutem individualmente”, declarou a senadora Regina Sousa, destacando que recentemente reuniu mais de 30 entidades piauienses que atuam com Direitos Humanos.

Participam do seminário representantes de dezenas de organizações e movimentos da sociedade civil (Cáritas Brasileira; CPT Nacional; CIMI; MAB; CONIC; Pastoral Carcerária; Intervozes; Plataforma DhESCA; FIAN Brasil; Fórum de Mudanças Climáticas; CESE/BA; Centro Gaspar Garcia/SP; CEAP/RS; SOS Corpo/PE; Comissão Pró Indio/SP; INESC/DF; CAA/MG; GTNM/BA; Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da UFRJ e da UFG); e Representantes de agências de cooperação internacional (MISEREOR; Pão para o Mundo; Heks e Adveniat).

Assessoria de Comunicação da Senadora Regina Sousa

Nenhum comentário: