29/01/2015

MARINHA DO BRASIL INTENSIFICA AÇÕES NA “OPERAÇÃO VERÃO - 2014-2015”

Fotos: CPP.

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), está intensificando as ações da Operação Verão 2014-2015 nas atividades de inspeção naval e campanhas educativas, visando à salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição do meio hídrico.


A Operação teve início no dia 15 de dezembro de 2014 e se estenderá até o mês de março de 2015, período em que o fluxo de embarcações nos rios, barragens, açudes, lagoas e demais vias navegáveis aumenta significativamente nas férias escolares e carnaval.


As inspeções navais são sempre acompanhadas de ações de conscientização e divulgação das Normas da Autoridade Marítima aplicáveis a cada classe de embarcação inspecionada. A intenção é reduzir gradualmente as infrações à LESTA (Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário) e às demais normas em vigor.



Cabe ressaltar a atenção que tem sido dada à prevenção de acidentes com embarcações de esporte e recreio (lanchas e moto aquática). No ano passado, as principais irregularidades constatadas foram: a ausência de material de salvatagem (coletes e bóias salva-vidas) e a falta de habilitação por parte dos condutores.


Até o momento, em comparação ao último ano, houve um aumento significativo das ações empreendidas. Em apenas 1/3 do período da Operação Verão 2014/2015, já foram alcançadas 72,43% de embarcações inspecionadas em relação à Operação Verão 2013/2014. Sendo que das 289 abordadas, 79 foram notificadas e apenas 11 apreendidas. A intensificação da presença da Marinha e o baixo número de infrações podem ser creditados ao sucesso da Operação até o momento.


Nos dias 17 e 18 de janeiro, a CPPI apoiou um evento promovido pelo Iate Clube de Teresina, denominado 5a Expedição Náutica “Cromwell Wall de Carvalho – 2015”, entre as cidades de Teresina e Parnaíba. Cerca de 230 pessoas em 63 embarcações variadas participaram do evento, entre jet skis, jet boats e lanchas convencionais. A Capitania prestou apoio com 10 militares, um jet ski e uma lancha tipo Flex Boat. Na ocasião, foi proferida uma palestra sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição do meio hídrico com inspeções em embarcações, além da distribuição de folders e cartazes da Operação.


A Marinha do Brasil continua a conclamar a população a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Segurança da Navegação: 0800-095-2844.

A Operação Verão está sendo realizada em diversas localidades do Estado do Piauí.

Se liga, Você é o Capitão!” “Segurança da Navegação: Todos somos responsáveis”

Disque Segurança da Navegação: 0800-095-2844.


Fonte: Capitania dos Portos do Piauí.

Nenhum comentário: