19/09/2014

Evento reúne profissionais de saúde para discutir Anemia Falciforme

Divulgação
Dezenas de profissionais de saúde, a maioria médicos e enfermeiros, participaram do III Seminário Estadual sobre Anemia Falciforme, que aconteceu durante toda esta quinta-feira (18) no Diferencial Buffet, Centro de Teresina. Além dos profissionais locais, o evento também reuniu representantes do Ministério da Saúde, Funasa, hemocentros e hospitais particulares de outros Estados.
Durante a abertura, o representante do Ministério da Saúde, Tiago Novais, comentou sobre eventos realizados em todo o país a respeito da doença. "É preciso criar uma nova rotina na saúde para acolhimento e tratamento da Doença Falciforme, envolvendo redes intersetoriais e movimentos sociais", pontuou Novais. Além disso, o diretor-geral do Hospital Infantil Lucídio Portela, Edinaldo Miranda, chamou atenção para o acolhimento.
"Não adianta estruturar o hospital e capacitar os profissionais se não oferecer a facilidade do acesso. É preciso que os pais da criança ou adolescente tenham as informações necessárias para a condução e conduta correta em relação ao tratamento Falciforme que é oferecido pelo SUS", comentou.
A programação incluiu palestra sobre como deve ser conduzida a crise alérgica, ministrada pela médica do Hospital paulista Santa Marcelina, Rita Cavalheiro; como prevenir, reconhecer e tratar o acidente vascular encefálico, ministrado pelo representante do Hemocentro de Pernambuco, Anderson Araújo, além de outras palestras, mesa redonda, sobre eventos agudos e complicações crônicas.
O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde, através do Hospital Infantil Lucídio Portela, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí e centros de referência no atendimento aos portadores de doença falciforme no Piauí.
Ascom Sesapi

Nenhum comentário: