26/08/2014

Sem matadouro, animais são abatidos em locais clandestinos na região de Parnaíba.

DESCASO
Animal sendo abatido no meio do nada por que Parnaíba não conta com matadouro

Parnaíba é uma cidade com quase 200 mil moradores. Está localizada entre os estados do Maranhão e Ceará, no litoral do Piauí. É uma cidade próspera, rica e se destaca no pólo turístico e educacional, esse último pelas constantes universidades, e o primeiro por suas belezas naturais, como o Delta do Rio Parnaíba, centros históricos, a lagoa do Portinho e a praia de Pedra do Sal.

O fato, é que por questões políticas, ou mesmo o despreparo com a coisa pública, Parnaíba não conta com um matadouro para animais tipo gado bovino.

Na localidade Santo Onofre, cerca de 800 metros da BR 343, na estrada que liga Parnaíba a Buriti dos Lopes, a prefeitura de Parnaíba, em parceria com o ministério da agricultura iniciaram a construção do matadouro público municipal, cujo recurso foi conseguido em Brasília pelo então deputado federal Moraes Souza(já falecido), através de financiamento pela Caixa Econômica Federal.

A obra foi iniciada pela Marca Engenharia LTDA, vencedora do certame licitatório para construção do Matadouro. A empresa acabou levando calote por que o município não repassou as faturas com o recurso já garantido para execução e conclusão da obra.

A Marca amargou prejuízo e chegou a quebrar pelo fato de perseguição política da gestão de Zé Hamilton como prefeito de Parnaíba, fato que deu continuidade o atual prefeito Florentino Neto, que também recusou-se a pagar para obra ser terminada. O caso foi parar na justiça.

O mais complicado, é que o consumidor continua se alimentando de carnes onde os animais são mortos em matadouros clandestinos, sem higiene, sem fiscalização e ao modo cruel como os bichos são abatidos.
 Boi laçado para ser exterminado.



 A pele sendo retirada no mesmo local onde o animal é abatido. Na sequencia é levada para os frigoríficos da cidade para consumo humano.
 Imagens do matadouro público municipal, que nunca chegou a ser terminado pela incompetência de chefes políticos municipais da cidade de Parnaíba.
 Um dos corredores sombrios de acesso já concluído no matadouro público de Parnaíba, que nunca chegou a ser idealizado.
 A obra está paralisada há mais de ano.
 Não há previsão para que seja concluída.
 As margens da BR, uma placa indica a obra do matadouro, como espécie de elefante branco.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, fez vista grossa e paralisou a obra. O povo continua se alimentando de carnes com procedência duvidosa.

Nenhum comentário: