17/08/11

ARAIOSES DEVE SER CONTEMPLADA COM ESCOLA FEDERAL



Mais IFMAs e campus da UFMA para o Maranhão


Blog do Décio

Até o fim de 2012, o governo federal deve concluir a implantação de 20 unidades federais, distribuídas entre 12 universidades federais localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Essa ação atenderá 20 municípios de oito estados. O Maranhão recebeu um novo campus da UFMA em Balsas.
Soliney Silva, Haddad, Gastão Vieira e Luciana Marão (Trinta) durante evento no Planalto

Prefeitos de 120 municípios assinaram nessa terça-feira 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014.
Já constavam na lista os municípios de São José de Ribamar, Coelho Neto (em construção), Pedreiras, Grajaú, Presidente Dutra e Araioses. No entanto, a presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou mais duas unidades do Ifet para o Maranhão: uma para Itapecuru-Mirim e outra para Viana.

Na solenidade, estiveram o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), o reitor do IFMA, José Costa, o retor da UFMA, Natalino Salgado, e os prefeitos Rilva Luís (Viana), Mercial Arruda (Grajaú), Lenoílson Passos (Pedreitas), Soliney Silva (Coelho Neto),e Luciana Marão (Araioses).
“Essa é uma luta pela educação e pela qualificação profissional dos maranhenses. O Ministério da Educação e o Governo do Maranhão caminham juntos para melhorar nossos índices educacionais. O Ifet e a UFMA são grandes parceiros que têm contribuído muito para esse avanço”, disse Vieira.

Outras quatro unidades em Barra do Corda, Barreirinhas, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o Maranhão terá ganho 12 IFMAs.

Nenhum comentário: